terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

As Vezes

Toda pessoa precisa de tempo para si mesma,
E usa este tempo para o descanso,
a contemplação,
o contacto com a Alma do Mundo.
Mesmo no meio de um combate,
De uma guerra interna,
Ela consegue meditar,
Acalmar seus sentimentos,
Valorar seus pontos fracos,
Cuidar de si própria.
Em algumas ocasiões a pessoa senta-se,
Relaxa,
E deixa que o fluxo da vida
Siga seu rumo,
Olha tudo a sua volta
Como se fosse uma espectadora,
Não tenta crescer nem diminuir
– apenas entregar-se sem resistência
Ao movimento da vida,
Confiante em tudo que fez
E que tudo está bem feito
E trará por resultados.
Chega um instante
Que é hora de comemorar,
De se alegrar,
Sorrir das pequenas conquistas,
Se contenta com as vitórias,
Então, tudo se descomplica,
E o fluxo da vida
Permite que o resultado
Se consume
Conforme foi buscado.

Livro da Vida

Certa pessoa
Seguia seu destino,
Em seu caminho
Encontrou o anjo
Da morte,
Foi misericordioso com ele
Sem reconhecer sua face.
Bondoso,
O anjo lhe emprestou
O livro da vida
Para que ele folheasse
Suas páginas
E ao fim de cinco minutos
Tivesse única oportunidade
De alterar algo ali dentro.
Feliz está pessoa
Não parou de folhear
O tal livro,
Contudo, vendo o nome
De seus vizinhos
Não perdeu a oportunidade
De ler tudo que havia
Escrito.
Com isso,
Transcorreu os cinco minutos
Sem que está pessoa
Tivesse se preocupado
Com o que havia escrito
Sobre sua própria vida,
O anjo pediu o livro
De volta,
E deu fim a esta vida,
Escrevendo ao final
Do nome deste alguém,
Aqui é o fim,
Ele morreu sem reconhecer
A grande oportunidade
Que teve de mudar
Seu destino
Preocupando-se com todos,
Menos dando valor a si próprio,
O fuxiqueiro morre rápido .

Oportunize

Elogie em público,
Corrija em particular,
Saiba exigir sem ofender,
Elogiar sem puxar saco,
Oriente sem ofender,
Ensine sem humilhar.
Mas, podendo calar-se,
Se cale,
Veja até o final
O transcorrer da situação,
As vezes, nem tudo
Tem o fim que você imaginou,
E você gastou suas palavras
Atoa,
Será considerado um mal chefe,
E as pessoas se afastaram
De você.
Seja simples e próximo,
Compreenda as limitações,
Tenha por características
Principais a inteligência,
Não opte por beleza,
Amizades em comuns
E aparências,
As vezes,
Um bom funcionário
Só precisa de uma boa
Oportunidade,
Oportunize o novo,
Acredite no diferente,
Seja tolerável.

O Bom Representante

O voto é conquistado
Por tão pouco,
As vezes, comida na mesa,
Outrora trabalho
Com remuneração
Para sustentar a família.
Mas, o bom representante
Faz a comida chegar
A mesa a preço justo,
Fornece trabalho
A toda a população
Que precisa,
Oferece bons salários.
O bom representante
Conhece as necessidades
De sua população,
Tem elencada as mais importantes,
Busca satisfazer da principal
Até a menos necessária.
O bom representante
Se comunica com seu povo,
Mantém relação aberta
Com o público,
Ouve suas queixas,
Atua para satisfaze-las,
Sabe respeitar do mais simples
Até aquele que menos
Precise de seu s serviços públicas.
Reconheça o bom representante,
Escolha consciente
Quem eleger,
Vote sabiamente,
E o retorno vem.

Ela é Intensa

Intensa demais
Para calar
O que queira dizer,
Pública demais
Para não ser ouvida,
Bagunceira demais
Para não ser notada.
Intensa demais
Para aceitar coisas
Pela metade,
Pública demais
Para aceitar pouco caso,
Bagunceira demais
Para amores vencidos.
Se você a ver,
Ouça o que tem a dizer,
A ouvindo respeite,
Basta isso,
Não precisa repetir
O que quer que seja,
Não precisa obedecer
Se não for ordem,
E o sendo obedeça
Se lhe mandar a razão,
Ela, quando pede,
Quer ser compreendida,
É simples
Ser melhor amigo dela,
Parceiro para as horas,
Companheiro pra toda a vida.

Pra Hoje

Para hoje peço
Realizações,
Que Deus abençoe
Cada plano,
Cada sonho,
Cada alma que crê,
Cada coração que precisa.
Que suas bençãos
Venham em abundância,
Que o alimento cheguei
A mesa,
Que a roupa sempre sirva,
Que o calçado não aperte,
Que as dívidas
Sejam quitadas
E todo aquele
Que confia seja ouvido.
Pra hoje
Eu peço beijos,
Abraços e carinho,
Amor e um café gelado,
Com creme, por favor.

O Hoje

Favoritei um dia,
O hoje.
A partir de agora,
Hoje eu sorrio
Para os estranhos,
Abraço os amigos,
Chamo quem gosto
Para estar perto,
Choro minha dor,
Poupo as reclamações,
Amo sem intenções,
Dou-me por inteiro.
Hoje eu uso
Minha melhor roupa,
Tomou sorvete,
Não poupo o café,
Digo que amo
Em alta voz,
Beijo minha boca favorita,
Respeito minha família,
Amo a quem puder.
No hoje
Eu escolho minhas
Melhores alternativas
Para realizar,
No hoje comemoro
As vitórias engavetadas,
No hoje escolhi pizza,
No hoje convido os amigos,
Porque hoje é meu dia favorito,
O hoje.

Destino à ROCAM