sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Arremessada contra você

“amor você está bem?”
Meu amor
Me acordou está noite
Assim,
Chacoalhando meu ombro,
Me abraçando pela cintura.
Eu suava frio,
De alguma maneira
Senti medo
E entrei num pesadelo
Como se estivesse
Em um túnel
E não soubesse
Como sair,
Ir pra frente
Não levava a lugar algum,
Ir para o lado
Dava em nada.
Eu estava insegura,
Então, alguém disse,
“Estou indo, você vem?”
E eu acordei,
Então, estava com
Ambas as mãos unidas,
Como se daquele instante
Pra frente,
Eu fosse puxada
Por um helicóptero
E retirada daquele túnel,
Por uma corrente
Agarrada a algemas
Que me prendiam.
Não haveria cuidados,
Era só me puxar
Para fora,
Contra aquele teto escuro,
De parede pesada e difícil,
Era simplesmente
Pendurar a corrente
Em minhas algemas e puxar
No ar
Feito um objeto,
A voar pelo escuro imenso.
Quando abri a boca
De espanto
Meu marido estava
Ao meu lado,
Ele me abraçou,
Me segurou,
Me amparou,
Foi minha luz
No escuro frio e imenso,
Me impediu de
Me empurrar para trás
E me ferir contra a parede
Em razão do pesadelo,
Foi bom ter alguém,
Foi ótimo ele estar comigo,
Mas, agora, bem acordada
E fora de casa
Eu não tenho como evitar
Olhar para todos os lados
E sentir medo,
Buscar nos olhos
De cada estranho,
Cada rosto conhecido,
E nem tanto confiável,
Quem teria coragem
De me puxar daquela forma,
Me arremessar
Contra a parede,
Ne enfiar contra o teto,
Algemar minhas mãos
No escuro profundo,
Quem destes rostos
Que há tantos anos vejo
E menos os reconheço.

Amor Multiplica

O segredo
É compreender
Aquilo que não é falado,
Entender os gestos,
O silêncio do olhar,
Chegar em casa
E ligar para dizer
Que está bem,
No outro dia,
Recordar de enviar mensagem,
Não se sentir ofendido
Por amar alguém,
Demonstrar o amor
E não se sentir fracassado
Por ser alguém que ama.
O segredo é avisar
Que está chegando
E sentiu saudades,
Ao chegar
Correr para abraçar,
Estando junto
Por querer estar,
Antes de ir
Sentir tristeza
Por deixar,
Porquê o amor une,
E é lindo de sentir,
Faz bem,
Acalma e faz amadurecer.
O segredo é pedir carinho,
Entregar beijinhos,
Não sentir vergonha
Por demonstrar
Porquê sentir amor
É rejuvenescer,
É estar mais forte,
Encontrar graça
No olhar do outro,
Ver-se completa
Por estar com quem ama,
O amor não obriga,
Não implica,
Não suplica,
Ele multiplica.

Odeio sua Omissão

Eu sinto dor
Quando pessoas
A nossa volta
Citam meu nome
E você se cala,
Finge que não entende,
Não me defende,
Eu sinto dor,
E penso que nosso amor
Está abalado,
Você ouve o falatório,
Fica quieto,
Sai de lado,
Está sua maneira
De calar-se
Me causa dores
De cabeça,
Eu fico irritada,
Perdi a fome.
Eu fico irritada,
Quando juntam pessoas
A nossa volta,
E o falatório
Tem que ser sempre
Nós dois,
Eu penso:
O que não está perfeito?
Parece que querem
Nos impedir de estar juntos,
De sermos felizes,
Eu fico irritada
Quando encerro
Um pensamento
Acreditando que errei,
Você poderia conversar
Comigo,
Me entender,
Me dar afeto
E não oferecer julgamento.
Eu odeio os falatórios,
Onde sempre
Nos envolvem,
Odeio todos os boatos
Onde sempre
Espalham nosso nome,
Por que toda está perseguição?
O que há contra nós?
Por que eles não dizem
De uma vez,
Toda está conspiração
Contra nosso amor
Não me convence,
Prefiro fatos concretos,
Por exemplo,
Eu e você
Ficarmos bem
Em nosso casamento,
Cessar toda a conversa,
E você me apoiar,
Até mesmo de eu estiver triste,
Me oferecer apoio,
Demonstrar que tudo
Que dizem
Não nos abala
E tudo que fazem
Jamais iria nos retroceder.

Vai Viver

Eu sinto dor,
Eu sinto raiva,
Eu sinto ódio,
Eu perco a calma.
Estou cansada
De ser observada,
Ser o motivo
Da conversa,
A razão de suas piadas.
Cada qual
Escolhe viver
A sua maneira,
Por que a minha
Teria que ser perfeita?
Se estou errada,
O que você tem a ver
Com isso?
Eu fiz desta forma,
Se você faz melhor
Então, faça.
Mas faça
Com sua vida,
Faça no que se refere
A você propriamente,
Esqueça quem
Eu sou,
Me deixa em paz,
Odeio suas rodas
De fuxicos
Onde sou escolhida
Para alvo.
Deixa disso,
Me deixa em paz,
Esquece meu rosto,
Meu formato
E minhas distorções,
Esquece meu nome,
Deixa de julgar
Quem sou
E o que escolho fazer,
Eu sobrevivo bem,
Não vivo do que é seu,
Não dependo de você,
Vivo do meu trabalho,
Esquece meu marido,
Deixa ele comigo
No que eu quiser resolver
Com ele
Eu posso fazer,
Cuida de sua vida,
Deixa eu em paz,
Vai viver.

Conversa

A conversa roda
Gira de boca a boca,
Sempre meu nome
É escolhido
Para assunto,
Isto me cansa,
Querem saber tudo
Sobre minha vida,
Decidir meus pesadelos,
Guiar meus sonhos,
Eu fico nervosa,
Não quero conversar,
As vezes, explodo,
Feito granada
E grito:
Odeio,
Odeio tudo isso.
Por que todo assunto
Precisa ter eu para foco?
Qual o objetivo disso?
Me observam
Onde estou,
Me perseguem no caminho,
Antes de eu saber
Que ocorreu,
Todo mundo
Já está sabendo.
Sofro por antecipação,
Sofro por estar acontecendo,
Sofro no posterior,
Me canso deste modo
De ser,
De escolher viver,
Eu não sobrevivo
De remédios,
Escolher estar dopada,
Inebriada de calmantes
Não me satisfaz,
Não gosto desta maneira
De viver,
Me escolher
Para objeto de observação,
Ponto de apoio
De conversação,
Me causa dor de cabeça
Imaginar que irei
Sair de casa
E me deparar com pessoas
Deste círculo vicioso,
Que manipula
E mente sobre quem eu sou.

Os Pisca da Cidade

Chegou o dia
De comemorar,
As luzes coloridas
São penduradas
Por toda cidade,
Por toda a casa,
Por dentro e
Por fora.
As luzes piscam
E ofuscam o escuro,
São feito vagalumes
A romper a noite
Num brilhar bonito
De se ver,
De estar perto.
Não foi assim
Que vi meu amor,
Feito as luzes
Mais lindas,
Mais brilhantes,
Mais coloridas,
Ele é querido
Por toda a parte,
Mas, eu fui a única
Em sua vida,
Aquela que,
Podendo estar
Entre todas
Me escolheu,
Podendo conhecer
Todo o mundo,
Ou a cidade inteira,
E simplesmente, brilhar,
Optou por mim,
Sonhou com nós dois,
E assim somos,
De todo o universo,
Fez sua morada
Na nossa casinha,
Pequenininha
E confortável.
Deixou de tudo
O mais,
Por nossos futuro,
Podendo ser o melhor
Dentre todos,
Escolheu ser o melhor
Por nós dois,
Construiu nossa família,
Brilhou como
Bom esposo,
Meu melhor amigo,
O melhor homem
Do mundo.

Nossa Proteção

Cada vez que reflita,
Repenso sobre
O quanto eu tenho
Para agradecer
O meu esposo.
O carinho
Que ele me emprega,
Os cuidados
Que tem comigo,
Os abraços
Inúmeros que me dá,
As palavras
Onde encontro conforto.
Ele é
Meu melhor amigo,
Meu refúgio,
Meu porto seguro,
Meu tudo,
O ombro amigo
Onde eu fico
Sem tempo
Pra sair,
Sem obrigação
Do que dizer,
Sabendo
Que tudo
Que somos
E dizemos
Um para o outro
É ouvido
Com atenção
Respeito e amor
Genuíno.
Ele é meu lugar
Onde encontro paz,
É a pessoa
Que sobretudo
Posso confiar,
Me ama,
Nos ama,
Eu o amo,
Nós o amamos.
Sempre iremos
Ser gratos
Por todo o amor
Que nos dá,
E pelo tanto
Que nos protegeu
Do infortúnio
Que nos acometeu
Antes de nós
O conhecermos,
Hoje isto
Ficou para trás,
Mas as lembranças
Não deixam esquecer,
E ele está sempre
A nos amparar
E todo mal
Fica minúsculo
Até deixar de existir,
Porquê nosso amor
Foi maior que tudo.

Destino à ROCAM