quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Aceno ao Major

A grande imensidão negra,
Impressionante
Em seu estado de omissão,
Olhos atentos,
A verdade tudo,
Calada em seu silêncio,
Grande, imensa e gloriosa.
A imensidão negra,
Balançou as estrelas
Pra frente e para trás,
Abraçou alguma,
Afugentou outra,
A imensidão negra,
Tomou a lua,
Fez o luar,
A imensidão negra
Deixou me deixou a olhar.
Com seu rugido
Fez tremer a passagem
Que levava
Até ele,
Aquele cara
Que não sei porquê
Eu só queria vê-lo andar,
Percorrer,
Seguir
Enquanto minhas pernas
Cansadas o viam caminhar.
A imensidão negra,
Próxima a ele,
Deve tê-lo feito tremer,
Cansar suas pernas,
Desviar o olhar
E sofrer,
A imensidão negra
Não me tomou
Por completo,
Mas o ganhou?
A imensidão negra,
Deve protegê-lo
Se eu encontrar a maneira,
Há como?
Eu protegê-lo
Sem estar lá
Por piedade,
Ah tola é
A imensidão negra,
Se está tão longe
Por que tenta chegar,
Quer, também, vê-lo
Andar?
O major?
Ele é apenas
E só isto,
Um cara a trabalhar,
E eu,
A me vaguear.
Eu digo,
É ela,
Ele não está perto,
Se ele,
De alguma maneira
Me ouvisse
Acreditaria,
Por que?
Eu gosto de vê-lo
Caminhar
Com sua farda
A percorrer o corpo,
Vê-lo suar
Naquele tecido quente
Sobre aquele sol de verão
Em calçada de tijolos.
Não há marcas
Que indiquem
Que é fêmea,
A imensidão negra,
Não tem filhos
Ou quê?
Majora minha dor,
Não minora nada,
Só faz sofrer,
Quem?
Ela,
Eu,
O major que vagueia,
Será que devo espera-lo?
Para-lo?
Pedir que veja,
Eu não sou a imensidão negra,
Eu sou apenas eu.
Mas eu saberia,
Se tivesse visto
Ele caminhar
Por aquele asfalto negro
A queimar a botina,
Fazer calor nos pés
Até cortar a carne,
Eu saberia?
Eu o conhecia,
Sim, o vi,
Duas únicas vezes,
Não mais que isso,
O vi,
Nunca mais então,
A imensidão negra
O levou,
Eu não percorro asfaltos,
Eu o vi duas vezes
Major Cleber,
Eu corri pra você
E usei algumas maneiras
De a imensidão negra
Estar aí
E não aqui,
Desculpa.
Eu não te avisei
O bastante,
Não beijei sua face,
Eu queria
Ela distante,
Mas, de longe ela urra,
E você se levanta
E caminha?
Está é sua postura,
Seguir aquele asfalto doente,
No calor escaldante
Do ano 1 ao ano final,
Eu não fui ver
Você cruzar a rua,
Eu não consegui motivos
Para fazê-lo ficar,
Eu nem vi você ir,
Eu fechei os olhos,
Dormi.
A altura absoluta
Sobre nós,
A imensidão negra,
Te levou,
Dois garotos presos
Pelo próprio olhar,
Ao vê-la eu te joguei nela,
Era sua vontade inabalável
Nos manter vivos,
Era a minha
Me livrar disto,
Eu teria dito:
Major caminha,
Eu teria dirigido
Até o final da linha
Arriscado um olhar,
Te buscado,
Mas eu dormi.
Veio a imensidão negra,
Eu deixei você ir.

Rádio

Rádio,
Olha o horário,
Como eu queria
Me achar,
Não ser de lugar
Nenhum,
Saber onde ficar,
Rádio,
Olha o horário,
Rammstein,
Se apaixonou
Por uma guitarra,
Soube cantar
E eu aqui sem falar,
Vai ter fé
Em quem?
Olha o rádio,
Horário?!
Sou aquele
Se perde
Em qualquer lugar,
Porquê nunca estive
Onde queria estar,
Não me preocupei
 Estar,
Nunca quis ficar,
Nem é meu coração
Que está batendo,
É a bateria,
Rammstein,
Ai é assim
Como você
E comigo,
Me agarrei forte,
Me pegue assim,
E se eu cair é em sangue?
Rammstein,
Rádio,
Lá tem o horário.
E se eu me tocar,
Tiver onde pegar,
Devo te buscar?
Olha o rádio,
É o horário?
Rammstein.

De Lugar nenhum

Sobre não pertencer
A lugar algum,
Não ser de ninguém,
Nem de si própria,
Eu falo bem.
Claro,
Isto iria significar
Que eu saberia dizer,
Encontrar as palavras,
Expressar as frases,
Mas, não sendo minha,
Não sendo daqui
Eu não quero estar
Onde estou
Ou me ver ficar.
Contudo,
Eu não vou,
Por quê?
Rammstein,
Pode me dizer?
Aos 30 eu cansei,
Antes disso,
Nem resposta busquei,
Não ser do meus sentimentos,
Não ser do ódio,
Não ser da fuga,
É só um querer ir
Para encontrar
O que não busco,
Nunca pude falar,
Nem tentei expressar
Porquê nem sei de que
Falo,
O que eu quero,
Rammstein,
Pode dizer?
Me encontrar,
Falar,
Acenar
E dizer
Sim eu falava
Daqui.
De onde,
Rammstein?
Um coração cheio
De nada,
Carregado
De um vazio
Que nunca se preenche,
Rammstein,
Sabe o que é?

Feliz 2026

Contagem iniciada,

Os segundos somam-se

A importância:

Ano novo,

Vida nova.

 

Só tenho a agradecer

Pelos dias concedidos,

Os sonhos alcançados

E os novos

Pelos quais lutar.

 

Sim,

Surfar é doce,

Ver a chuva deslizar

Pela terra

Feito um rio

De água limpa

É doce.

 

Percorrer o gramado

Sentindo a chuva

Descer pelo corpo

É doce,

Ver ela escorregar

Sobre seus pés

É doce,

Sentir-se resvalar

Sobre o gramado molhado

É doce.

 

Rammstein,

É doce,

Ver-se ser levada

Pelo curso que segue,

De água limpa,

Pura, saudável

É doce.

 

Deixo-me chegar

Ao hortelã,

Agacho-me

Porquê é doce,

Cheiro o manjericão,

Colhi suas flores,

Rammstein

Porquê é doce.

 

Agradeço por ter

Contado com a companhia

Dos meus filhos

Por todos os lugares

Em que andei,

Agradeço mais

Por não ter precisado

Ir a nenhum lugar

Onde ele não poderia

Me acompanhar,

Rammstein é doce.

Ex-decadencia,

A contagem é para baixo

Mas a vida tem

Rumo alto,

É ano novo,

Feliz Ano Novo,

Os números decaem

Na mente,

Se elevam no relógio,

Caem no calendário

Sobem e tem sonhos

Grandes,

Sonhos daquele

Que venceu o passado

E agora ruma

Ao Ano Novo

E busca seus sonhos novos.

Feliz Ano Novo,

É doce,

É Rammstein.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Me Abrace

Estar com você
É meu maior
Momento de leveza,
Me faz sorrir,
Me faz humana,
Me sinto
Em uma plenitude
Tão rara,
Que é quase assustador,
Eu queria que você
Ficasse mais tempo comigo.
Gostaria que seu abraço
Fosse mais apertado
E se demorasse
Em meu corpo,
Não que isso
Afaste nossos medos,
Mas atenua
As batidas do meu coração
Que quase ressona,
E te pede pra ficar.
Por uma fração
De tempo
Que caiba
Dentro do nosso abraço,
No decurso de uma noite,
Poderemos ser plenos
Um do outro,
Nos amar com malícia,
E meu mundo se resume
A você e nenhuma
Outra pessoa.
Me abraça forte,
E fica comigo.
Neste abraço avassalador
De uma noite apenas
Que sabemos
Que é pouco
Mas é tão perfeito
E incrível
Que tem gosto de pra sempre.
Num abraço protetor,
Que nos deixe gratos
Por estarmos vivos,
Que nos faça querer estar,
Abraçar, ficar.
Me abrace tanto
Até que eu não
Queira mais falar,
Me abrace tão forte
Até que eu não queira
Mais ouvir,
Me abrace tão seguro
Até que eu adormeça
E me sinta feliz.
Me abrace forte,
Queira ficar comigo,
Fique.

Sinto Falta de Você

Quando se vê
Que nada é definitivo,
Começa-se a sopesar
Amizades,
Valorar atitudes,
E ter levezas
Nada próprias ações.
O orgulho
Perde a utilidade,
O banal torna-se trivial,
As disputas são entregues
A estupidez da ganância
E ambas são afastadas
Do pensamento,
Do dia-a-dia,
Do convívio.
Nisto as mágoas
São vistas
De forma supérflua,
E o sorriso
Abre espaço
Para o afeto,
O respeito,
E a saudade.
Bater é simples,
Mas, apanhar
Não é aceitável,
Sofrer um pouco
É tolerável,
Mas abaixar a cabeça
É inaceitável,
Observar com cautela
A vida
Torna ela mais linda,
Mais gostosa
De ser vivida,
Pois viver sozinho
É bom,
Mas ter alguém
Ao nosso lado
É indescritível.
Gostaria que você
Sentisse minha falta
Tanto quanto eu sinto
A sua,
E que seus pensamentos
Me buscassem
O tanto que eu te busco,
Não seja mesquinho,
Cultive por nós a saudade
E venha até eu,
Eu tenho um abraço
Pra te entregar,
Um pedido de perdão,
E um agradecimento,
Sinta minha falta,
E sentindo venha me buscar?

Policial

Quando um policial
Morre o que ecoa
Na mente um do outro
É o silêncio.
Suas ações
Partem com ele,
Injetada numa bandeira
Do estado em que trabalha
Como maneira
De recordar tudo que fez,
Dura tão pouco tempo,
O velório,
Que o caixão é fechado
E nenhuma boca ainda
Foi capaz de falar.
O amor pelo trabalho
É o mais duradouro
Dos amores,
Faz dedicar-se,
Lutar para fazer bem feito,
Buscar melhores resultados.
Na sua lápide
É descrito seu nome,
Mas não cabe
Sua história,
Do lado
Coloca-se uma fotografia,
Onde se reconhece
Um olhar,
Mas, jamais sabe-se
A dor de um ser humano
Que morre em serviço,
Que inicia seu trabalho
Em cada dia
Sabendo dos riscos
Contra sua integridade física,
O verdadeiro policial
É aquele que tomba
Sem perder sua integridade moral.
Seu nome repete-se
Pelas bocas,
Denomina ruas,
Avenidas e marca
Através dos tempos
Com suas ações
Benéficas que nunca
São esquecidas
Nem recordadas
O suficiente.

Destino à ROCAM