segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Solitária e Apaixonada

Eu nunca pensei
Que amar fosse fácil,
Mas, investi tudo em nós,
Lutei com todas as juras
Apaixonadas
Que pude dizer,
Fiz tudo que estava
Ao alcance de provar
Meu amor por você,
Mas foi ao vão.
O chão se abriu
Num único movimento
Me tirou os passos,
Tragou-me de ímpeto
Para dentro,
Levou você
Para longe
Do meu alcance.
Tudo ficou escuro,
Cai num vazio profundo
Onde não podia andar,
Nem ver você,
Não sei dizer
O que foi pior
Estar impedida de te ver
Ou saber que não sairia
Mais dali.
Daquele vácuo,
Sôfrego e tragador,
Que me mantinha,
Me roubava o ar,
Enquanto te mantinha
Em algum lugar
Onde eu não poderia chegar.
Cai de seus braços
Sem aviso
Até o submundo da dor,
Num espaço
Onde eu estava só,
E você não me via
Ou não se importava.
Presa ao que sinto,
Tragada pelo amor
Que dei e não recebi
De volta,
Um abismo que me engole,
Cola a dor na garganta
E impede o choro,
Daqui não posso te chamar,
Tão pouco você me ouviria.
Apaixonada e sozinha,
Este abismo engole
O que sinto,
Com um implacável trago,
Vive do amor que dei
E você não se importou,
Vive de nós,
Da queda livre
Que me arrancou
Do seu abraço
E te pôs tão distante.
Não acaba
E você não volta,
Estou presa,
Amarrada,
Tragada,
Por que você
Não se importa?

Oh Querida

Oh querida,
Permita que o amor
Que brilha em mim
Possa brilhar em você,
Oh querida,
Permita que a rebeldia
Desta paixão em mim
Possa brilhar em você.
Brilhar pra sempre,
Brilhar pra sempre
Em mim,
Em você,
Em nós.
Não tolere
Amores fracassados
Que desistem
Ao acaso,
Deixe brilhar querida
O meu amor em você,
Permita-se a rebeldia
De eu te amar,
De você brilhar em mim.
Amores rebeldes
Vão mais longe,
Oh querida,
Deixa o amor
Nos levar,
Até o dia brilhar,
Até seu olhar brilhar,
Até o amor resplandecer
De mim
Para você.

domingo, 15 de fevereiro de 2026

Relacionamento

“Seu sorriso ainda
É a coisa mais linda
Que existe no mundo”.
Eu disse a ele,
Ele virou as costas
Riu alto e saiu,
Não retribuiu meu elogio,
Não me abraçou antes
De ir trabalhar,
Foi frio.
Tudo bem,
A violência nas pessoas
Que amamos,
Nem sempre provém
Do resultado de nossas
Atitudes,
As vezes,
Isso significa o
Fracasso do relacionamento
Familiar,
Não o conjugal.
O de pai e mãe.
Pois é no início da vida
Que se aprende a amar,
Respeitar e agir proativo,
O relacionamento conjugal
É apenas o lugar
Onde tudo que se aprendeu
Anteriormente emerge
E você precisa ser forte,
Colher os valores
E atuar nos pontos fracos,
Um homem frio
Não é um homem vazio,
Um homem distante
Não é um ser ignorante,
Não se termina
Um casamento
Devido a um pequeno atrito,
Com este intuito
Ela fechou a porta
E pediu a Deus
Que lhe abençoasse
E que tudo desse certo.

Ser Feliz

Ser feliz a dois
Não é estar sempre
Sem problemas,
Mas, sim saber
Manter a cumplicidade
E a união do casal.
Abraçar quem
Você ama
É ver o universo
Se compactar
Numa única pessoa.
Permanecer junto
De quem você ama
É mais importante
Que estar certo,
Possuir todas as respostas,
Ser auto suficiente.
Amar é surpreender,
Não é dependência,
Nem liberdade imoderada,
É valorar a pessoa
Por sua unicidade
De ser humano,
Pelo tanto
Que ela te faz bem,
E o quanto você
Precisa dela em sua vida.

Naturalmente Casados

“por que ele?”
Ele indagou
Com os olhos vermelhos
De quem não dormiu
Direito uma noite
Ou mais.
Eu me assusto,
Por que, quem?
Pra ser sincera
Tenho mais de um amante,
Pra ser exata,
Nunca fui fiel,
E meu esposo
Decide apenas agora
Discutir o assunto?
“Não seja tolo”.
Eu digo,
Repousando cada palavra
Na minha boca,
Flexionando a língua
Como se fosse uma borboleta
Dando asas a frase
Para que repousasse nele,
Como se ele fosse uma flor,
O que não era,
É certo,
“Somos casados”
Eu disse,
Tentando buscar as palavras.
“Você me fez
Cair no vácuo,
Deslizar para lá,
Feito uma garota
No sobrepeso,
Cair num vazio escuro,
Escorregar sem ter
Em que me agarrar,
E caindo lá,
Não vejo ninguém...”
Eu busco nas paredes
Algo para dizer,
As palavras voam
E somem no ar,
Como se minhas borboletas
Não fossem resistentes
A mais uma briga de casal.
“Estou a desmoronar,
Como se estivesse presa,
Estou perdida nisto
De casar,
Ser sua,
Ser boa esposa,
Não há triunfo nisto,
Parece que há erros
E eu busco
E está tudo escuro,
Escuro pra pensar...”
Eu me vejo
Sem querer falar muito,
Parece que minhas palavras
Ficam em seus lábios
E de lá se voltam contra eu.
“Seja adulto”.
Digo por fim
E saio do cômodo
Indo para o quarto
Ler um bom livro.
É imaturo demais
Discutir por que
Uma pessoa trai a outra,
Isto é natural
Com qualquer casal,
Que há agora?!
A leitura me consola.

Relacionamento Tóxico

“Não vamos
Mais brigar amor”,
Evite está frase tóxica,
De relacionamentos
Embaraçosos,
Onde você acreditou
Ter iniciado
Uma relação,
A pessoa nem passou
Do estágio amizade,
E você já cobra
Atenção, carinho
E paixão.
Depois de toda
A cobrança,
Você encerra o relacionamento,
Que só houve para você,
Discute,
Chora,
Sofre,
E logo no primeiro encontro
Com o rapaz,
Esquece toda a loucura
E vem com a frase tóxica:
“Não vamos
Mais brigar, amor”.
Você tem ideia
Que quem amou
Foi você?
Quem iniciou o namoro
Foi apenas você,
Quem deu fim,
Também foi você
E depois você simplesmente
Reatou,
Garota,
Você deixa o cara doido.
Se livre de toxicidade,
Queira quem te quer,
Busque quem te valorize,
Ame se for amada,
Namore quem te namora,
Brigue e insista,
Mas, somente se for
De verdade,
Saiba identificar amores
De enganações.

O Amor

O milagre espantoso
É a aparição do amor
Em dias tempestuosos
Em que o frio
Ganha espaço
E o amor é submerso
No lago.
Não é um adeus,
Vencedores acordam
Com atitudes,
Perdedores
Dormem com preocupações,
Acordam desgastados
Com medo de seguir
Por suas ideias em prática,
Buscar o que querem.
O amor submerso
Lá no lago,
Fica cada vez
Mais no fundo,
Se mistura aos pedregulhos,
Atrelado ao musgo,
Se confunde,
Se esconde,
Se perde...
Ah, o amor ...
O milagre pelo qual
Ninguém mais busca
Ou acredita,
Aqui ninguém vence,
Nem perde,
Não há busca
Ou encontro...
(Submerso.)

Destino à ROCAM