terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Bem Sucedido

Eu como esposa
Fico tentando encontrar
Palavras que expressem
O quanto meu esposo
É forte.
Se algo está errado,
Eu coloco a culpa nele,
Se algo está em falta,
Eu peço a ele que corrija,
Se o filho chora
Eu coloco em seus braços
E digo: ajeita!
As crianças se me vêem nervosa
Correm pro lado dele,
Já sabem que ele precisará
Ser protegido
De mim e meus impulsos.
Ele suporta tudo isso
Com força e perseverança,
E eu me deito na cama
Imaginando quando irá
Desistir e me abandonar,
E ele nunca fala
Nesta possibilidade
Ou desiste de nós.
Ele é forte ao extremo,
Ele ouve coisas
Que jamais mereceria,
Eu não controlo
Minhas frases,
Nem a raiva ou o medo
E o culpo,
Julgo,
Cobro,
Não me doo tanto
A nós dois,
Isto cela uma ideia óbvia:
Não pra ele,
Isto é inacreditável,
Ele não desiste de nós,
Não coloca limites
Para nos proteger,
Bem,
Não mereço tanto,
Não retribuo tão doce,
Padeço nesta vida
De não dar valor,
Espero que tudo se ajeite.
Depende de eu controlar
O pensamento e meus atos
E minhas palavras,
Estou com dor,
Medo e medos,
E me sinto triste,
Ele tem a desculpa,
Eu entro com o máximo
Possível de erros,
Este é caminho,
A pequena esposa
Com seu grande
E bem sucedido homem.

Benefício de Viver

Tenha bons sentimentos,
Anime-se com um coração bom,
A raiva desperta a ira,
A ira perverte-se no ódio,
E as circunstâncias positivas
Mudam de lado,
Então, seus êxitos
Virarão fracassos.
O mal não causa o bem,
O falso não traz o bom,
O errado não produz benefícios,
O mal feito não causa efeito positivo,
Aja sempre
Com bondade,
E colherá positividade.
O amor entrega abraços,
Os abraços trazem amigos,
Os amigos fazem sorrisos,
Os sorrisos dão cumplicidade,
A cumplicidade traz gentilezas,
A causa produz seus efeitos,
Atue na causa
E você colherá apenas benefícios.

Pânico em Água Doce

Neste dia,
03 de fevereiro,
Meus pais decidiram
Ir passear a noite,
Pegamos o caico,
E fomos: meu pai, minha mãe,
Meu irmão e eu.
Atravessamos o rio,
Com remadas bruscas
Na noite escura
Por 200 metros.
Chegando no vizinho
Ficamos jantando,
Comendo pipoca,
Tomando chá
E o tempo voou.
Veio com ele a chuva
Súbita, raivosa e tempestuosa.
Logo o rio virou enchente,
A terra correu as encostas
E a água ficou violenta.
Era noite,
Não percebemos desta forma
Pegamos o caico
No fim do passeio,
Já madrugada
E nos enfiamos na água.
De imediato o caico
Desceu muito rápido,
Já não havia tempo
Para retornar,
Nossa casa estava
A cem metros para baixo,
Do outro lado.
Um boi vendo
O sufoco
Se jogou na água
Para ajudar,
Um lindo Nelore branco
E gordo,
E não foi capaz,
A água também o carregou.
Porém, juntos tivemos
Força para passar para a
Outra metade do rio,
Já foi positivo,
Faltava pouco,
Bem pouco,
Pouco o bastante
Para seguir do porto
Onde iríamos chegar
E descer para baixo.
O desespero tomou conta,
As remadas se intensificaram,
E a água parecia bufar
Feito um touro bravo,
Eu mergulhei na água suja
E me joguei sobre o boi.
Cavalguei nele
E empurrei o caico
Com o pé,
Depois me joguei
Para dentro da embarcação
E puxei o boi pelos chifres,
Ele levantou a cabeça,
Tirou água pelo nariz
E teve mais ímpeto para nadar,
Assim, nós atravessamos
Todos juntos até a outra margem.
Chegamos na encosta
Com mato no rosto
E seus perigos,
Nada de grave ocorreu,
Pegamos o galho
Nós puxamos,
Saímos no barranco molhado
Reavalamos mas puxamos
O boi pelos chifres
Até todos estarmos salvos.
Amarramos o caico
Naquele mato e fomos até
A estrada,
Depois rumamos por terra
Para nossa casa,
Foi cansativo e assustador,
Mas exitoso.

Abra um Livro

O livro acrescenta
A todo aquele que lê,
Ajuda na concentração,
Auxilia na memória,
Todo livro é bom,
Cada conteúdo pode ser
Absorvido de maneira positiva.
O livro possui capa,
Preserve-o,
Lá há uma nomenclatura,
Respeite-a,
O livro conta uma história
Ou aprendizado,
Entenda-a,
Saiba ler cada palavra,
Compreender seus sentidos,
Tenha opinião sobre isso,
Não precisa você guardar
Ela para você,
Dívida ela comigo.
Guarde um tempo
Pra si próprio,
Relendo algum conteúdo,
Tendo o cuidado
De refletir em tudo
Que está escrito,
Nem sempre o que está descrito
É positivo ou vantajoso.
Se você gosta de leitura
Limpe seu livro,
Proteja-o,
Tenha ele sempre contigo.
Nas histórias você lerá
Sobre buscas, sonhos e objetivos,
Verá impulsos mentais
No que estiver lendo,
Compreenda bem cada palavra.
Quando você cansar-se
De ler
Busque um amigo,
Seus pais,
Seus irmãos,
Parentes próximos
E converse.
Divida o que você leu,
Fale do que compreendeu,
Troque opinião,
Reflita enquanto fala,
Compreenda o que
O outro diz,
Combinem leituras,
Acrescente a sua memória,
Isto lhe será proveitoso
E irá garantir um futuro melhor
Onde as pessoas interajam,
Saibam ouvir e agir
Em benefício de si próprio
E do outro,
Construindo um mundo positivo.

Seja gentil

O ódio e o amor
São gratuitos,
Não,
Quem entrega ódio
Recebe ódio de retorno,
Quem emprega a ira
No que faz,
Faz tudo mal feito
Podendo ter feito perfeito.
A raiva vira algo ruim,
Não pense em ofender
Acreditando que nunca
Terá ofensa em retribuição,
O ódio não é gratuito
Ele vai enrustido de maldade
Volta pra você
Em veneno.
O amor, também,
Quem entrega amor
Recebe amor de retorno,
O amor é bom,
O amor é a maior dádiva
Que pode existir,
Quem dá amor
Nunca faz de graça,
Sempre colhe o amor
De volta.
O ato de dar,
É o ato de receber,
Custe algum tempo
Ou nem tanto.
Tudo que se faz na vida
Tem um custo
Que é pago através
Do retorno.
Você dá amor,
Recebe amor de volta,
Dá ódio,
Recebe o ódio na chegada.
Reflita seus atos,
Manuseie seus pensamentos,
O que você faz com carinho
Recebe em afeto,
Seja benéfico com você,
Seja gentil com o próximo.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Amores Frios 💖

Hoje você me magoou
E nosso romance
Nem bem começou,
Me perco no destino,
De rir da minha cara
De choro,
Dos sonhos
Esfacelados pelo meu rosto.
Provar o beijo
De alguém é o pior erro
O segundo é esperar
A ligação no próximo dia,
Imaginar que a pessoa
Irá passar por você
Te cumprimentar com
Um abraço,
E desejar mais contato.
Eu não sei porquê
Acredito em romance,
Sonhos e um bom café,
Amores enjoam,
Romances são só sexo,
O café costuma ser quente
Demais pra você,
Sem açúcar,
Encorpado de um jeito
Estranho
E por aí vem todos os defeitos...
Amores frios,
Regado a suor,
Livre e desimpedidos,
Um beijo
E um adeus, ponto.

O tempo

Se eu disser
Que não me importo
Com sua beleza,
Estaria mentindo,
Eu busquei seu rosto
Por onde andei,
Eu não quis outro,
Sua beleza me conquistou,
E eu procurei
Por cada lugar
Ver seus olhos
E implorei mentalmente
Para que me buscassem,
Se eu disser
Que não construí expectativas
Menti,
Eu desejei com toda alma
Que seu olhar
Fosse pego de surpresa
A me buscar,
Eu entreguei meu mundo
Para estar em seus pensamentos,
Eu entreguei cada sonho
Para ser a preferida
Em seus beijos,
Eu doei nisto os meus dias
Para que você desejasse
Cheirar minha pele,
Acariciar meu corpo,
Estar entre meus carinhos,
Fazer de mim seu templo
E destino,
Foi-se o tempo,
E não abandono o sonho.

Um Princípe