domingo, 21 de dezembro de 2025

Despedida

Te amo,
Minha vida.
Disse Pamela,
Com um beijo
De despedida
Nos cabelos de Ronte,
No lado de sua cabeça,
Encostado na orelha.
Então, o deixou dormindo
E saiu,
Foi a padaria
Para comprar pães,
E alimentos
Para o café.
Era início do dia,
Não quis acorda-lo,
O sol soltava
Seus primeiros raios,
O calor lhe batia
Na pele.
Num instante
De desconforto,
Foi olhar para o lado,
Organizar o cinto de segurança,
Nisto chocou-se
Contra o canteiro de flores
Central da rua.
Vendo seu carro
Voar pelos ares
Desejou não estar sozinha,
Desejou ter esperado
Seu esposo acordar,
Desejou ter chamado
Ele para irem juntos,
Desejou, a todos custo
Não morrer.
Tentou alcança-lo,
Sua imagem
Lhe veio nos olhos,
Não quis ver aquele carro
Se chocar no asfalto,
Odiou cada farelo de vidro
Que se jogou por toda a parte.
Odiou as buzinas
No seu entorno,
Odiou a falta de quem
Tanto amava,
E pela última vez
O deixou sozinho
Com uma promessa
E um beijo,
Enquanto dormia.
Está chance
Não se repetiria,
Clamou a Allah,
Ajuda para resistir,
Então, odiou o sangue
Que escorreu de sua pele
De seus ossos,
A dor que parecia dilacerar,
E o sangue
Que escorreu dentro do carro,
Por fim,
Mais que tudo
Odiou a imagem
De seu esposo
Ser substituída
Paulatinamente,
Por um vulto escuro,
Seus olhos se fecharam
Pela última vez,
Teve tempo de odiar
O escuro que tomou
Suas vistas
E retirou seu esposo de lá.

sábado, 20 de dezembro de 2025

Brilhou do seu olhar

A melhor parte do namoro
É acordar a noite
Sentindo-se indisposto,
E a pessoa ao seu lado
Sai da cama antes
De você,
Faz um café
E te chama
Para tomar com ela
Enquanto vocês comem
Pão sentados
Um olhando para o outro,
Olhares atentos
As necessidades
Um do outro.
Isto é amor,
É estar assustado
Em noites escura,
E ter aquela pessoa
Que levanta
Por você,
Busca o interruptor
E acende a luz.
Com o tempo
Mesmo no escuro
Está pessoa
É vista por você,
Não demora tanto
E seu coração
Enxerga muito mais
Está pessoa
Que a luz
Possa distingui-la.

Dia Único

A vida não avisa
O ponto de partida,
Todo instante
É o momento exato
Para dar início
Ao sonho que tenha
Idealizado,
O ponto de chegada
Pode ser o final da estrada,
O instante em que
Não resta alternativa
Exceto mudar o foco,
Acreditar em outra coisa,
Se desviar de holofotes,
Ir para onde os impulsos
Te enviar
Até que sinta-se intenso,
Realizado.
O segundo certo
Para viver
Tudo que o coração pedir,
E que te faça sorrir
É o segundo exato
Do agora,
Não se espera
Para se apaixonar,
Ama-se desde
A primeira troca de olhar.
Todo o abraço
Pode ser o ponto
De partida
Para iniciar
O que se deseja,
Seja aproximar-se,
Seja afastar-se.
Também, todo o abraço
Pode ser a última chance,
A oportunidade desejada,
Buscada e obtida
Que você deixou de aproveitar
Para nunca mais repetir-se,
Viver num círculo vicioso
De repetir tudo
Até ter coragem
Para fazer o que queria
Ter feito muito antes,
É a nostalgia
De quem nunca evolui.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

sucesso

Não implique
Na solução do problema
Do outro,
Se você
Não interfere
Nem nas alternativas
Que você encontrou
Para alcançar
Seus sonhos.
Não meta o bedelho
Na vida do outro,
Não aponte as falhas,
Não justifique fala traiçoeira,
Não busquei meios
De falar da vida alheia
No calar está o amadurecimento,
A vitória para os conflitos,
A escolha certa
Para se viver em paz.
Em paz com seu vizinho,
Com o estranho ao seu lado,
Com aquele parente esquecido,
Com os amigos nunca visitados,
Calar é o segredo
Para se viver em contento,
Se você ver um erro,
Não aponte,
Não gritei alto,
Não espalhe.
Todo ser humano
É suscetível a erros,
Por quê você seria superior
E impedido de errar?
Em que se baseia
As suas certezas?
Em todos os erros
Dos outros
Que você anotou
E justificou com eles
Suas próprias falhas?
Ter um amigo errado
Não te faz o amigo certo,
Anotar falhas
Não te faz viver vitórias,
Mais bem faz a si mesmo
Aquele que constrói objetivos
Em si próprio.

Não Interfira

Quem somos nós
Para criticarmos
A vida alheia,
Selecionar seus erros,
Reclamar de seus devaneios
Se nem ao menos
Nos esforçamos
Para conhecer seus sonhos,
Fazer parte de seus objetivos,
Estar ao seu lado
Quando precisar de amparo.
Selecionar erros
Não é melhorar o mundo,
Fofocar sobre os outros,
Não é ser melhor
Ou fazer o bem ao seu vizinho,
Criticar é ser cruel,
Selecionar erros é ser imaturo,
Inseguro com relação a sigo mesmo,
Falho no que se refere
A si próprio.
Amar o próximo
Não implica dedicar
Seu tempo
Para fazer coisas boas,
Já é suficiente
Não ser mau,
Evitar ser cruel,
Não ferir o ego
Como não se fere o rosto,
Não machucar o orgulho
Como não machuca o organismo.
Ferir o caráter de alguém,
Eleger seus fracassos,
Mesmo sendo diferente
De ferir o corpo,
As vezes,
Amputa as ações
E limita o alcance
Dos objetivos do outro,
Se o sonho não é seu,
Não interfira,
Não pense ter solução
Para um problema
Que não te pertence,
Calar e não falar mal
Do vizinho,
As vezes,
É um excelente ato de carinho.

Arremessada contra você

“amor você está bem?”
Meu amor
Me acordou está noite
Assim,
Chacoalhando meu ombro,
Me abraçando pela cintura.
Eu suava frio,
De alguma maneira
Senti medo
E entrei num pesadelo
Como se estivesse
Em um túnel
E não soubesse
Como sair,
Ir pra frente
Não levava a lugar algum,
Ir para o lado
Dava em nada.
Eu estava insegura,
Então, alguém disse,
“Estou indo, você vem?”
E eu acordei,
Então, estava com
Ambas as mãos unidas,
Como se daquele instante
Pra frente,
Eu fosse puxada
Por um helicóptero
E retirada daquele túnel,
Por uma corrente
Agarrada a algemas
Que me prendiam.
Não haveria cuidados,
Era só me puxar
Para fora,
Contra aquele teto escuro,
De parede pesada e difícil,
Era simplesmente
Pendurar a corrente
Em minhas algemas e puxar
No ar
Feito um objeto,
A voar pelo escuro imenso.
Quando abri a boca
De espanto
Meu marido estava
Ao meu lado,
Ele me abraçou,
Me segurou,
Me amparou,
Foi minha luz
No escuro frio e imenso,
Me impediu de
Me empurrar para trás
E me ferir contra a parede
Em razão do pesadelo,
Foi bom ter alguém,
Foi ótimo ele estar comigo,
Mas, agora, bem acordada
E fora de casa
Eu não tenho como evitar
Olhar para todos os lados
E sentir medo,
Buscar nos olhos
De cada estranho,
Cada rosto conhecido,
E nem tanto confiável,
Quem teria coragem
De me puxar daquela forma,
Me arremessar
Contra a parede,
Ne enfiar contra o teto,
Algemar minhas mãos
No escuro profundo,
Quem destes rostos
Que há tantos anos vejo
E menos os reconheço.

Amor Multiplica

O segredo
É compreender
Aquilo que não é falado,
Entender os gestos,
O silêncio do olhar,
Chegar em casa
E ligar para dizer
Que está bem,
No outro dia,
Recordar de enviar mensagem,
Não se sentir ofendido
Por amar alguém,
Demonstrar o amor
E não se sentir fracassado
Por ser alguém que ama.
O segredo é avisar
Que está chegando
E sentiu saudades,
Ao chegar
Correr para abraçar,
Estando junto
Por querer estar,
Antes de ir
Sentir tristeza
Por deixar,
Porquê o amor une,
E é lindo de sentir,
Faz bem,
Acalma e faz amadurecer.
O segredo é pedir carinho,
Entregar beijinhos,
Não sentir vergonha
Por demonstrar
Porquê sentir amor
É rejuvenescer,
É estar mais forte,
Encontrar graça
No olhar do outro,
Ver-se completa
Por estar com quem ama,
O amor não obriga,
Não implica,
Não suplica,
Ele multiplica.

Destino à ROCAM