terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Oportunize

Elogie em público,
Corrija em particular,
Saiba exigir sem ofender,
Elogiar sem puxar saco,
Oriente sem ofender,
Ensine sem humilhar.
Mas, podendo calar-se,
Se cale,
Veja até o final
O transcorrer da situação,
As vezes, nem tudo
Tem o fim que você imaginou,
E você gastou suas palavras
Atoa,
Será considerado um mal chefe,
E as pessoas se afastaram
De você.
Seja simples e próximo,
Compreenda as limitações,
Tenha por características
Principais a inteligência,
Não opte por beleza,
Amizades em comuns
E aparências,
As vezes,
Um bom funcionário
Só precisa de uma boa
Oportunidade,
Oportunize o novo,
Acredite no diferente,
Seja tolerável.

O Bom Representante

O voto é conquistado
Por tão pouco,
As vezes, comida na mesa,
Outrora trabalho
Com remuneração
Para sustentar a família.
Mas, o bom representante
Faz a comida chegar
A mesa a preço justo,
Fornece trabalho
A toda a população
Que precisa,
Oferece bons salários.
O bom representante
Conhece as necessidades
De sua população,
Tem elencada as mais importantes,
Busca satisfazer da principal
Até a menos necessária.
O bom representante
Se comunica com seu povo,
Mantém relação aberta
Com o público,
Ouve suas queixas,
Atua para satisfaze-las,
Sabe respeitar do mais simples
Até aquele que menos
Precise de seu s serviços públicas.
Reconheça o bom representante,
Escolha consciente
Quem eleger,
Vote sabiamente,
E o retorno vem.

Ela é Intensa

Intensa demais
Para calar
O que queira dizer,
Pública demais
Para não ser ouvida,
Bagunceira demais
Para não ser notada.
Intensa demais
Para aceitar coisas
Pela metade,
Pública demais
Para aceitar pouco caso,
Bagunceira demais
Para amores vencidos.
Se você a ver,
Ouça o que tem a dizer,
A ouvindo respeite,
Basta isso,
Não precisa repetir
O que quer que seja,
Não precisa obedecer
Se não for ordem,
E o sendo obedeça
Se lhe mandar a razão,
Ela, quando pede,
Quer ser compreendida,
É simples
Ser melhor amigo dela,
Parceiro para as horas,
Companheiro pra toda a vida.

Pra Hoje

Para hoje peço
Realizações,
Que Deus abençoe
Cada plano,
Cada sonho,
Cada alma que crê,
Cada coração que precisa.
Que suas bençãos
Venham em abundância,
Que o alimento cheguei
A mesa,
Que a roupa sempre sirva,
Que o calçado não aperte,
Que as dívidas
Sejam quitadas
E todo aquele
Que confia seja ouvido.
Pra hoje
Eu peço beijos,
Abraços e carinho,
Amor e um café gelado,
Com creme, por favor.

O Hoje

Favoritei um dia,
O hoje.
A partir de agora,
Hoje eu sorrio
Para os estranhos,
Abraço os amigos,
Chamo quem gosto
Para estar perto,
Choro minha dor,
Poupo as reclamações,
Amo sem intenções,
Dou-me por inteiro.
Hoje eu uso
Minha melhor roupa,
Tomou sorvete,
Não poupo o café,
Digo que amo
Em alta voz,
Beijo minha boca favorita,
Respeito minha família,
Amo a quem puder.
No hoje
Eu escolho minhas
Melhores alternativas
Para realizar,
No hoje comemoro
As vitórias engavetadas,
No hoje escolhi pizza,
No hoje convido os amigos,
Porque hoje é meu dia favorito,
O hoje.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Indústria do Medo

Quanto recebe
A indústria do medo,
Para fomentar as doenças
E espalhar infecções
Por toda a parte?
Vale o quanto recebe?
Ganha tão pouco
Ao descobrir doenças
E transmitir de todo o modo
A custo da falência humana,
A desfalecer vidas
Sem precedentes?
Que há nisto?
Sadismo puro!
Vontade de lucro,
Desejo de ódio,
Discursos de vingança,
Terror a todo custo.
Qual seu lucro
Indústria do medo?
Fabricar venenos
Por remédio,
Construir médicos
Para hospitais falidos?
Quem irá custear isso,
O povo trabalhador
Fadado a cegueira do dia-a-dia,
De ir preencher horário
E fazer o que é medido,
Sob custas do desemprego
E fome,
Nada vê de errado,
Nada faz que não seja mandado,
E quando seu dinheiro
Não for suficiente
Para custear a saúde
E fugir do caos
Que já o consome?
Que fará para conseguir
Ir até o trabalho
E realizar o que for pedido?
Então, o lucro destes poucos
É manter-se por meio do terror,
Do medo,
Da miséria,
Da dependência financeira,
Mental,
Empregatícia,
E ódio,
Religião cega,
Até onde irão sem ser descobertos?
Qual a força do pânico
Que vocês causam?
O perigo que vocês espalham
É real,
Estar sob a mira de bandidos
Já está sendo considerado
Banal,
Ninguém quer isso,
Desista de sua função
Pânico, ódio, terror,
Doença, fuxicos e contaminados.
Nós cansamos de vocês,
Enjoamos do medo,
Estamos quebrando algemas,
Nos libertando de suas miras,
As suas grades de terror
Não nos detém,
Sua indústria do medo
É falida,
Você será descoberto
E retirado da sociedade.

Te amo

Sou escravo da alegria,
Se o amor é sonho,
Me realizo todos os dias,
Se amor é carnaval,
Sambo na porta de casa,
No quintal,
No abraço desta que amo,
Faço festa em qualquer dia,
Sou feliz a toda hora.
Amar é completamente normal,
Se realizar no abraço
De uma mulher
É inteiramente possível,
Não precisar de outro alguém
É inacreditavelmente bom,
O amor não é uma fantasia,
Que troca e tira,
Remove e desacredita,
Amar é estar tão feliz
Quanto estou a cada dia,
Por ter sempre
A minha linda esposa
A me esperar em nossa casa.
Sei que chego em casa,
E ela corre me abraçar,
Busca minha segurança,
Faz comida bem quentinha,
Cuide de mim em cada dia,
Não é fantasia
É possível
E ela faz isso por nós.
Eu nunca estive
Mais feliz,
Nunca fui mais pleno
De minhas certezas,
A amo e ela me ama,
Isso é realidade,
Viver cada sonho com ela,
Proteger nossos filhos,
Fazer cada coisa com carinho.

Destino à ROCAM