Enfrentar fogo em labareda
Nunca foi sonho,
Sempre foi loucura,
Mas, ver aquele bombeiro
Se aproximar do meu colégio
Em chamas,
E pular sobre o telhado,
Depois descer até o pátio
Onde minha professora estava
Foi o mais inacreditável
Que eu já presenciei.
Não tive dúvidas,
Meus olhos brilharam,
O coração falhou
E minhas mãos rezaram:
Ele conseguiria,
Sairia de lá vivo
E traria minha professora...
Uni minhas mãos
As de meus amigos,
Levantamos para o céu
E imploramos por chuva,
E Deus nos ouve,
Deus não falha,
De repente,
Aquele homem ressurgiu
Do nada,
Brilhando em meio
A fumaça,
Chamuscado por chamas
Pouco atrás dele,
Ele a trazia no colo,
E ela sorria suja de carvão,
Com maquiagem borrada
Entre lágrimas
E orações.
Ela vinha,
E ele a tinha com força
E segurança
Que só um bombeiro
Treinado é capaz.
Ele andou pelo telhado
Tão seguro com ela
Em seus braços
Que eu pensei que era
Imaginário,
Um pesadelo
Ou sonho confuso.
Mas, não,
Era o bombeiro
Que enfrentou chamas
E um telhado despencando
Para ir buscar minha
Professora.
Depois ele desceu de lá
Através de uma escada
Com ela em seus braços,
Nós aplaudimos com força
E meu sonho profissional
Passou a ser este:
Ser uma heroína,
Uma profissional respeitada,
Uma bombeiro militar
E hoje formada,
Eu sinto medo,
Eu tremo as pernas,
Mas, eu vou e consigo,
Ah, não existem chamas
Que me detenham,
Ou voz que não seja ouvida.
E minha mangueira
É a mais destemida,
Ela não reconhece força
Ou intensidade de fogo,
Ela apaga tudo
Segura entre minhas mãos
A trepidar sobre o fogo alto,
Até o céu
E ela mais alta desce
E não deixa fumaça,
Nem calor,
Acredite meu coturno
Ama o trabalho que ela faz.
E meu uniforme militar
Não reclama,
As cinzas escorrem
Sob meus pés
E o carvão foge para longe,
Feliz dia do bombeiro militar,
Feliz 24 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário