sábado, 20 de junho de 2026

Labor por favor

Fui acordada por vozes
E o que mais me assustou
Veio após isso,
Uma classe privilegiada
De conhecimento jurídico,
Bem assistida
E remunerada
Estava trabalhando
Pra retirar minha identidade
Profissional.

Pois é, cada fotografia minha,
Cada vez que larguei
A caneta e fui cuidar
Dá minha propriedade rural,
Cada vez que discuti
Com minha família,
Cada vez que saí de casa,
As roupas e maquiagem
Que usei,
Os sorrisos que recusei,
O olhar que arrisquei,
Tudo isso estava sendo
Planejado e usado
Contra a minha imagem
E trabalho para retirar
Minha carteira de advogada.

São cinco anos de estudos,
Duas provas difíceis
Que eles cobram super caro,
Uma anuidade gritante
Que leva a maioria da classe
A falência logo no início
Da carreira,
E ainda eles tiveram capacidade
De invadir minha casa,
Usar sistema tecnológico,
Preparar emboscadas,
E vigiar cada um dos
Meus passos
Para me demitirem
Do que nunca fui contratada.

Não fosse minha conduta
Ser imaculada,
Toda a dificuldade que enfrentei
Para me defender
E a integridade da minha família,
Eu estaria inapta para a função
Que entreguei dedicação exclusiva,
Nunca me aproveitei de clientes
Ou funcionais,
Pois é, como são inacreditáveis
Estes que não trabalham,
Não tem conhecimento
Pra se manter trabalhando
Pois não compreendem
Que sendo concorrentes,
Não somos adversários.

Malditos são estes acostumados
Ao labor por favor.

Eu sou de origem humilde,
Venho da roça,
E sou dona,
Pra que tal atitude?
A corrupção é mais que afronta
É opressão,
Violência,
Assassinato por assinatura.

Labor em troca de favores
É anti profissional,
Labor por mendicância 
É anti profissional,
Labor por submissões 
É anti profissional,
Labor por hierarquia 
É anti profissional.

A advocacia não pertence 
A está classe de trabalhadores
Abusados pelo vínculo
Carteira de Trabalho,
Nós somos independentes
E somos iguais uns 
Aos outros,
Não imploramos para exercer função,
Não imploramos para receber honorários,
Não imploramos por anuidade digna,
Não somos subalternos,
Não obedecemos ordens,
Somos independentes,
Nos respeitem internamente 
E quem não tem conhecimento,
Por favor, saia da rede social 
E vá para a sala de aula
Por cinco anos,
Uma pós graduação 
E tantos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Princípe