quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Palavras

Homem é aquele
Que sabe apoiar,
Não se rebaixa
Para falatórios
E defende sua mulher.
Uma grande mulher
Sabe se reconstruir,
Mesmo depois de ter apostado
Todas as suas cartas
E ter perdido o jogo.
Ela esquece o baralho,
Deixa a vergonha de lado,
Ergue a cabeça para o alto,
E não foca na dor,
Objetiva seus sonhos,
E mantém-se no amor
Sem abrir caminhos
Para rancor, ódio ou inimizade.
Uma grande mulher
Não faz de sua casa
Um campo de batalha,
Não vive armada
E atirando para todo
Que ver,
A mulher sabe ser frágil,
Não precisa perseguir ninguém,
Se rebaixar para intrigas
E não precisa ter armas
Para se defender,
Ela sabe dialogar,
Respeitar o espaço,
Ser reconhecida.
Uma mulher
Confia em si própria
Por sua capacidade
De ser mulher
E não se rebaixa
A deficiência de acreditar
Que precisa ofender,
E menosprezar
Para se sentir bonita,
E plena.

A Apaixonada

Esqueça este
Que te esqueceu,
Que cruza por você
E não tem brilho no olhar,
Que se fala sobre o viver,
Ele viveu,
Se fala sobre o calar
Ele nem te conheceu.
Muito tempo se passou
e o brilho do olhar
nunca se apagou.
E daí,
Qual a importância disso
Se ele não estiver contigo,
O olhar que muito brilha
Chora dor antiga,
Vaga por distâncias
Não percorridas,
Por quê você acha
Que poderia percorrê-la
Se este caminho
Nem chegou a pertence-la?
Sua alma viajou
e cruzou os sete mares
Mas sempre vai estar sozinha,
A alma da apaixonada,
Segue seu destino,
Mas, não entende nada,
Sozinha, ela e seu espírito!

Perdoa este que te ama

Eu te peço perdão
por te amar de repente,
Embora o meu amor,
Seja de fogo e paixão,
E dure para sempre.
Feito uma velha canção
nos teus ouvidos
Das horas que passei
à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca
o perfume dos sorrisos,
Me decidi por te amar
E você me compreende,
Me perdoe te adorar
Assim tão de repente.
Das noites que vivi acalentando
Pela graça indizível
dos teus passos eternamente buscando,
Trago a doçura
Dos sonhos que tive
De guiar seu destino
Para este que sente
E pede perdão por amar tanto.
Posso te dizer
que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas
nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras
dos véus da alma...
 Só diz perdoa
Este que te ama,
Desde a primeira vista
E promete te amar
Até não ter mais as vistas.
É um sossego, uma unção,
um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta,
muito quieta,
E deixes que as mãos cálidas da noite
encontrem sem fatalidade
o olhar estático da aurora,
Comigo a abraçar-te
Do início desta noite
Até o fim dela,
E no revés para sempre,
Perdoa este que sente,
E a amará eternamente.

Apaixone-se

Apaixone-se por alguém
 que te curte,
 que te espere,
que te compreenda
mesmo na loucura,
Apaixone-se
por alguém que te ajude,
que te guie,
Que seja seu apoio,
Sua esperança,
Que queira seus sonhos,
Cuide de você ,
Esteja perto.
Apaixone-se por alguém
que volte
para conversar com você
depois de uma briga,
Que não ame discutir,
Mas busque seu sorrir,
Te faça e seja feliz
Estando ao seu lado.
Apaixone-se depois do desencontro,
Depois do choro,
Depois da dor,
Depois do beijo.
Apaixone-se por alguém
que caminhe junto a ti,
que seja seu companheiro...
Apaixone-se por alguém
Que sinta sua falta
 e precise de você!
Não apaixone-se apenas
por um corpo,
por um rosto ou
Pela ideia de estar apaixonado!
Na hora certa você vai simplesmente sentir,
Vai olhar para a pessoa
E sorrir
Com a certeza
De que o quer perto
E não se deixará passar despercebido,
Porque o amor reconhece,
Desfaz as fraquezas,
E favorece.

Perdoa este que te ama

Eu te peço perdão
por te amar de repente,
Embora o meu amor,
Seja de fogo e paixão,
E dure para sempre.
Feito uma velha canção
nos teus ouvidos
Das horas que passei
à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca
o perfume dos sorrisos,
Me decidi por te amar
E você me compreende,
Me perdoe te adorar
Assim tão de repente.
Das noites que vivi acalentando
Pela graça indizível
dos teus passos eternamente buscando,
Trago a doçura
Dos sonhos que tive
De guiar seu destino
Para este que sente
E pede perdão por amar tanto.
Posso te dizer
que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas
nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras
dos véus da alma...
 Só diz perdoa
Este que te ama,
Desde a primeira vista
E promete te amar
Até não ter mais as vistas.
É um sossego, uma unção,
um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta,
muito quieta,
E deixes que as mãos cálidas da noite
encontrem sem fatalidade
o olhar estático da aurora,
Comigo a abraçar-te
Do início desta noite
Até o fim dela,
E no revés para sempre,
Perdoa este que sente,
E a amará eternamente.

O que é importante

Escolha suas lutas,
Descanse suas botas,
Não cultive inimigos,
Saiba praticar o perdão.
Não cultive a impaciência,
Saiba sentir segurança.
Não delapide a paz dos outros
Coopere com o silêncio,
E com palavras de conforto,
Um amigo dá afeto,
Um alguém que não gosta
Vira o rosto e se afasta.
Não se afaste do seu coração
Una-se a si mesmo,
Saiba se conhecer
E dar amor ao próximo,
A você,
A todo que você amar,
Ame.
Não dê trelas aos problemas
Vença-os com a luz interior,
Foque nas alternativas,
Busque seus sonhos.
Não coopere com as críticas
Supere-as com seu autoconhecimento
E de o melhor de você,
Sabendo que todo ser evolui.
Não se deixe vitimar
Assuma sua liberdade de escolha,
Use sua inteligência
E decida pelo que vale a pena
Buscar e se entregar a isto,
Calce suas botas
E busque,
E se tirar as botas
Descanse.

Perdoar

Aprendi que perdoar
É feito de perdas...
Sim, perdo o ódio,
As lembranças más,
E preencho o que houve
Com afeto e solidariedade,
Doo então, meu carinho
Para a pessoa com quem discuti
E para mim
Que não preciso guardar
Sentimentos ruins.
Eu me doo para o que houve,
E não simplesmente,
Dou tempo
Para esquecer,
Eu ajo como compaixão,
Com carinho
E perdoo os erros.
Me entrego ao sentimento
De, aja o que for,
Eu não guardei rancor,
Nem mágoas,
Busco então,
Abrir possibilidades
Para o novo,
Evito tocar no assunto,
Deixo está etapa
Para o passado,
E se for para eu nutrir algo
Que seja o amor,
Se for para guardar algo
Que seja afeto,
Se for para lembrar passado
Que a lembrança faça bem,
Traga bons sorrisos
E não me deprime.
O perdão é pedir
Que seja esquecido,
É negar retribuir
Com maldade,
Não é jogar uma pedra
Sobre o que houve
E viver recordando
A mesma história
Só pra passar pela sua
Capacidade de pôr pedras
Sobre coisas,
E irritar-se de volta
Com o que o outro diga
Para você mesmo
Retirar a pedra
E jogar na cabeça do outro,
Perdoar não é buscar
Engrandecer-se com a história
E sentir afeto
Acima do que houve,
Ter respeito pelas dores,
E deixar pra lá
O que não pode ser resolvido.

Destino à ROCAM