domingo, 15 de fevereiro de 2026

Relacionamento

“Seu sorriso ainda
É a coisa mais linda
Que existe no mundo”.
Eu disse a ele,
Ele virou as costas
Riu alto e saiu,
Não retribuiu meu elogio,
Não me abraçou antes
De ir trabalhar,
Foi frio.
Tudo bem,
A violência nas pessoas
Que amamos,
Nem sempre provém
Do resultado de nossas
Atitudes,
As vezes,
Isso significa o
Fracasso do relacionamento
Familiar,
Não o conjugal.
O de pai e mãe.
Pois é no início da vida
Que se aprende a amar,
Respeitar e agir proativo,
O relacionamento conjugal
É apenas o lugar
Onde tudo que se aprendeu
Anteriormente emerge
E você precisa ser forte,
Colher os valores
E atuar nos pontos fracos,
Um homem frio
Não é um homem vazio,
Um homem distante
Não é um ser ignorante,
Não se termina
Um casamento
Devido a um pequeno atrito,
Com este intuito
Ela fechou a porta
E pediu a Deus
Que lhe abençoasse
E que tudo desse certo.

Ser Feliz

Ser feliz a dois
Não é estar sempre
Sem problemas,
Mas, sim saber
Manter a cumplicidade
E a união do casal.
Abraçar quem
Você ama
É ver o universo
Se compactar
Numa única pessoa.
Permanecer junto
De quem você ama
É mais importante
Que estar certo,
Possuir todas as respostas,
Ser auto suficiente.
Amar é surpreender,
Não é dependência,
Nem liberdade imoderada,
É valorar a pessoa
Por sua unicidade
De ser humano,
Pelo tanto
Que ela te faz bem,
E o quanto você
Precisa dela em sua vida.

Naturalmente Casados

“por que ele?”
Ele indagou
Com os olhos vermelhos
De quem não dormiu
Direito uma noite
Ou mais.
Eu me assusto,
Por que, quem?
Pra ser sincera
Tenho mais de um amante,
Pra ser exata,
Nunca fui fiel,
E meu esposo
Decide apenas agora
Discutir o assunto?
“Não seja tolo”.
Eu digo,
Repousando cada palavra
Na minha boca,
Flexionando a língua
Como se fosse uma borboleta
Dando asas a frase
Para que repousasse nele,
Como se ele fosse uma flor,
O que não era,
É certo,
“Somos casados”
Eu disse,
Tentando buscar as palavras.
“Você me fez
Cair no vácuo,
Deslizar para lá,
Feito uma garota
No sobrepeso,
Cair num vazio escuro,
Escorregar sem ter
Em que me agarrar,
E caindo lá,
Não vejo ninguém...”
Eu busco nas paredes
Algo para dizer,
As palavras voam
E somem no ar,
Como se minhas borboletas
Não fossem resistentes
A mais uma briga de casal.
“Estou a desmoronar,
Como se estivesse presa,
Estou perdida nisto
De casar,
Ser sua,
Ser boa esposa,
Não há triunfo nisto,
Parece que há erros
E eu busco
E está tudo escuro,
Escuro pra pensar...”
Eu me vejo
Sem querer falar muito,
Parece que minhas palavras
Ficam em seus lábios
E de lá se voltam contra eu.
“Seja adulto”.
Digo por fim
E saio do cômodo
Indo para o quarto
Ler um bom livro.
É imaturo demais
Discutir por que
Uma pessoa trai a outra,
Isto é natural
Com qualquer casal,
Que há agora?!
A leitura me consola.

Relacionamento Tóxico

“Não vamos
Mais brigar amor”,
Evite está frase tóxica,
De relacionamentos
Embaraçosos,
Onde você acreditou
Ter iniciado
Uma relação,
A pessoa nem passou
Do estágio amizade,
E você já cobra
Atenção, carinho
E paixão.
Depois de toda
A cobrança,
Você encerra o relacionamento,
Que só houve para você,
Discute,
Chora,
Sofre,
E logo no primeiro encontro
Com o rapaz,
Esquece toda a loucura
E vem com a frase tóxica:
“Não vamos
Mais brigar, amor”.
Você tem ideia
Que quem amou
Foi você?
Quem iniciou o namoro
Foi apenas você,
Quem deu fim,
Também foi você
E depois você simplesmente
Reatou,
Garota,
Você deixa o cara doido.
Se livre de toxicidade,
Queira quem te quer,
Busque quem te valorize,
Ame se for amada,
Namore quem te namora,
Brigue e insista,
Mas, somente se for
De verdade,
Saiba identificar amores
De enganações.

O Amor

O milagre espantoso
É a aparição do amor
Em dias tempestuosos
Em que o frio
Ganha espaço
E o amor é submerso
No lago.
Não é um adeus,
Vencedores acordam
Com atitudes,
Perdedores
Dormem com preocupações,
Acordam desgastados
Com medo de seguir
Por suas ideias em prática,
Buscar o que querem.
O amor submerso
Lá no lago,
Fica cada vez
Mais no fundo,
Se mistura aos pedregulhos,
Atrelado ao musgo,
Se confunde,
Se esconde,
Se perde...
Ah, o amor ...
O milagre pelo qual
Ninguém mais busca
Ou acredita,
Aqui ninguém vence,
Nem perde,
Não há busca
Ou encontro...
(Submerso.)

Acabou

Perdoa a falta
De jeito,
Mas preciso te falar,
Chegou o fim
Entre nós,
Não tem sorrir,
Não tem mudar
De ideia,
É o fim.
Envio nossas fotografias,
Desculpa,
Não guardo nenhuma,
Eu prefiro
Evitar as lembranças,
Não te ver na rua,
Não ligar,
Nem passar por onde
Você mora,
Realmente, não tem volta.
Encerro este bilhete
Com minha letra
E assinatura,
A sua ex namorada,
Eu vou mandar
Por minha vizinha,
Desculpa,
Não vou ligar,
Não quero te ver,
Guarde as fotos
Ou destrua,
Elas não significam
Nada,
Cada abraço,
Cada pose...
É tudo mentira,
Foi falso,
Foi pouco,
Acabou.

Vencedores

Os vencedores,
Bem sucedidos,
Não ganharam
Todas as vezes,
Apenas não perdem sempre.
Eles nem sempre
Pedem ajuda
Ou falam de seus problemas,
Mas, fazem tudo
Com um sorriso
E com paz de espírito,
De uma forma feliz.
As pessoas caladas
Não são para serem oprimidas,
Evitadas ou incomodadas,
Há sempre um plano
Em suas mentes,
E algumas pessoas seguem
Seus planos
Enquanto outras
Nem sabem seus destinos,
Quem vive a esmo
Vai pra qualquer lugar mesmo.

Destino à ROCAM