segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Pensando Positivo

Sorrir não mata,
Contudo, gargalhadas
Chamam a atenção
E rir dos outros
É feio,
Porém, rir por estar
Felizes em razão
Das conquistas
É o elixir de uma vida
Plena.
Viver não dói,
Se você sabe escolher
Seu caminho,
Opta por ser parceiro,
Deixa a inveja pra depois,
Repele o mal olhado
E vê tudo com carinho.
Abraçar não arde,
Se você abraçar
Porque sente
Algo bom e admirável,
Não abrace por inveja,
Pra transmitir doença
Ou se você está sendo falso.
Beijar não fere
Se a pessoa não for comprometida,
Se você diz amar e sente,
Se você não for falso,
Se sua intenção for boa.
Existem motivos pra tudo,
Depende de sua mentalidade
Escolher os positivos,
Abandonar a inveja,
E querer o bem,
Quem deseja puxa
Para si o que mentaliza,
Isto serve para coisas boas
E para todo o tipo de maldade
Que você idealiza ao outrem,
Você pensa o bem,
Ele vem,
Você pensa o mal
Ele vem, também.

Flores de Saudade

A distância impede
Meu abraço,
Mas me permite
Esta mensagem:
Eu te amo,
Senti saudade.
Envio, também, flores.
Logo estarão
Ao seu alcance,
Enviei com ela
Uma carta,
Não é minha letra,
Mas, é meu poema.
Logo, a floricultura
Toca a campainha
Da sua casa,
E você irá receber
Minha saudade,
Meu abraço,
E minha vontade
De estar perto,
Beijos desta
Que te ama.

Toda Mulher não é Qualquer Mulher

"Toda mulher
gosta de ser a única,
Homem que gosta
De números,
Não ama sentimentos,
Precisa ficar sozinho.
Toda mulher
Gosta de mensagens
no meio da noite,
Mas, também quer presença,
Cuidados constantes,
ligações inesperadas,
palavras bobas,
Promessas válidas .
Toda mulher
Gosta de perguntas
Como ‘o que você está pensando?’
Que demonstram preocupação,
Que falam de carinho,
e quando a desafiam,
Toda mulher se irrita,
Por quê não iria?
Toda mulher gosta
de receber flores,
nem que seja só uma
roubada do jardim do vizinho.
Mas, a mulher especial
Ganha um jardim,
E não se atira ao perigo
De aceitar flores roubadas
E conseguir um inimigo
Porque todo vizinho
Que plantou suas flores
As deseja para seu gosto
E prazer
E pedir não custa,
Comprar não ridiculariza,
E toda mulher merece
Ser reconhecida,
Sem vínculos
Ou vestígios de atitudes
Que buscam ocultar
A atitude de estar
Com alguém.
Toda mulher
Gosta de surpresas,
Filmes românticos e comida na boca,
Toda mulher gosta de cozinhar
Para o esposo,
Agradar o marido,
Fazer a própria comida
E servi-lo.
Toda mulher gosta
de um mimo quando está doente,
Um carinho quando tem
Todo o vigor da saúde,
um beijo na testa
Após um beijo na boca,
um abraço apertado
E um carinho na nuca.
Toda mulher merece
Um grande homem
Que reconheça seus valores,
Cultive boas amizades,
Lhe traga positividade,
E cada mulher
É diferente das outras mulheres.

Te Querer

Aonde você está
Quando está distante,
O que te abraça
Quando não sou eu
Que te acolhe,
O que te faz sorrir
Se não estou aí.
Aqui se busco algo
Soluço seu nome,
Se o pensamento
Decide-se,
Chama por você,
E quando não penso,
Lhe trago no peito
Em cada palpitar,
Cada querer,
Cada amar,
Cada gemer
De um coração
Que só sabe sofrer
Se você está longe.
Minha vida
É dedicada a você,
Fazer o seu bem,
Proporcionar sua fé,
Nos proteger,
Manter nosso amor
A salvo e íntegro.
Eu te amo.

Pode ser Agora

Logo no início
Da tarde,
Uma mensagem
Me tira a paz:
“Venha até...
Estarei a sua espera.”
Era do homem
Por quem Moacian
Estava apaixonada,
Um tanto fora de hora,
Mas isto a fez
Despertar da sonolência
E ir até ele.
Pegou o ônibus,
Demorou mas chegou,
Estranhou por se tratar
De ser em frente
A uma igreja,
Chegando lá,
Não o viu,
Sentiu medo,
E o buscou com o olhar.
“Eu sei que a gente
Será para sempre,
Porque a todo instante
Meu primeiro pensamento
É você!”
Disse uma voz
Sonora e alta
Devendo aqueles degraus.
Enquanto uma chuva
De pétalas de rosas vermelhas
Era jogada sobre
A cabeça dela
Com promessas que diziam
Eu te amo meu amor,
Você é minha vida.
Ela sorriu e se virou
Para ver por entre tantas
Pétalas o seu verdadeiro amor,
Eis que lá,
Parado sobre os degraus
Estava o seu vizinho
Jonquinico,
Ela quis chorar,
Seu coração ficou aos saltos.
“case-se comigo, agora.
Eu te amo desde sempre,
Caso contrário olhe
Para trás
Lá está seu namorado,
Aquele que te faz esperar
E chorar,
Com outra a te superar,
Entre nós igreja
E me aceite para esposo
Eu não te deixarei
Perdendo tempo
Ou sofrendo”.
Ela achou inacreditável
Que isto fosse possível,
Mas, olhou para trás
E realmente,
Era seu namorado com outra
Garota e ele a beijava
Com intimidade e volúpia.
Moacian levou a mão
Ao coração em sobressalto,
Desacreditou de tudo
E correu até dentro
Da igreja sem importar-se,
Deixou o vizinho parado
A jogar suas pétalas
E suas promessas.
Contudo, entrando lá dentro
Viu pessoas nos bancos
A rezar,
E outras no altar a rezar.
“O que é isso?”
Ela indagou alto.
Sua pergunta ecoou
Pela igreja.
“Todos rezam
Para que você enxergue
Com quem você está
Perdendo tempo
E quem é aquele
Que te espera e ama!”
Disse o padre do altar
Com as mãos juntas
Unidas para o céu.
“Eu amo você!”
Falou o vizinho
Em tom nítido e sonoro,
Em suas mãos trazia o buquê
Despetalado e também outro
De rosas brancas e lírio.
Ele chegou perto dela,
E continuou a despetalar
O buquê antigo e jogar
Flores sobre ela.
“no que estiver
Ao meu alcance
Você sempre será
Coberta de flores,
Porém, seu namorado
Não se preocupa
Em te proteger
Ou amar você,
Case-se comigo?”
Ele falou de novo.
Enquanto o Vanomo
Levava a outra garota
Para algum lugar
De moto,
Com o vestido dela
Esvoaçante a tocar
Seus braços,
Ele segurava
Sua mão.
Moacian correu até
O vizinho e o abraçou dizendo:
“Sim”.

domingo, 11 de janeiro de 2026

Noite de Casados

Casados,
Com tudo programado,
Desde o horário de trabalho,
Até o de estar em casa,
Com ela,
Aquela que amo,
Que me enciúma,
Mexe com meus sentidos,
Eu diria:
Me domina,
Mas, eu faço de tudo
Para manter o controle,
Afinal, sou homem.
Chega o meio da semana,
Ela fala em sair
Para jantar,
Em meio ao meu cansaço,
Desânimo de tantos incômodos,
Não sei se estou seguro.
Ela decide fazer as unhas,
Por maquiagem,
E são tantos garotões
Que já não sei se sou
Tanto aquele homem
Que um dia fui,
Não quero me expor,
Deus me livre
Arriscar perder meu amor.
Porém, ela pegou
A chave do carro
E abriu a porta dizendo:
Te espero lá fora.
Eu subi boquiaberto
Para o quarto,
Tomei banho,
Troquei a roupa,
Calcei os sapatos,
Ao sair para fora,
Achei estranho
Estava tudo as escuras
Com velas acesas
Por todo lado,
Eu disse:
Meu Deus,
É um velório?
Não é nosso aniversário!
Porém, ela levantou-se
Da mesa onde estava sentada,
Havia lá flores,
Cartões de amor,
Corações desenhados
E uma faixa escrita
Eu te amo,
E ela me sorria,
A mulher que tanto amei
E sofri pra conquistar
Me sorria
Como se eu fosse
O único ser do universo,
Ela estava deslumbrante
E nunca ficaria mais linda
De vestido roxo uva,
Havia comida sobre a mesa,
E ela veio ao meu encontro,
Pegou no zíper do vestido
E o abriu ali mesmo,
Em nosso quintal,
As vistas de qualquer um
Que passasse,
E nada foi mais incrível
Que correr para o abraço
Desta que amo
E amarei por toda a vida.
Por quê?
Indaguei a ela,
A segurando no alto
Do meu abraço.
Apenas porque te amo,
Ela disse,
Foi inacreditável,
Apenas velas,
Grandes e pequenas,
Comida,
Declarações espalhadas,
E minha mulher perfeita
A minha espera.

Você comigo

O que me conquista
É estendermos nossa rede,
Nos sentarmos olhando
Para o horizonte,
Contar histórias,
Ouvir os montes.
Há instantes
Em que o redor
Fala mais que nós,
E precisamos ouvir
Nossos arredores,
Saber as necessidades
De onde estamos
É reconhecer as nossas.
Menear nossa voz,
Controlar estímulos,
A calma é encontrada
Num olhar,
A resistência está
Em ser forte
E saber buscar alternativas.
Mas, se eu precisar recarregar
Eu sei onde encontro
Meu ponto forte,
Meu abrigo,
Em estar ao seu lado,
Em ter você comigo,
Te amo.

Destino à ROCAM