sexta-feira, 29 de maio de 2026

As Vozes

Certa hora
As vozes
Invadiram minha casa
E permaneceram pra sempre,
Não respondo
Por minhas atitudes,
Não consigo
Pensar de maneira indiferente,
Me vejo a vagar
Entre o que dizem
E fazem
E eu sem saber
Que atitude devo tomar,
Que atitude
Me levaria até você.
Algumas se interessam
Por você,
Outras se distanciam,
Outras te odeiam
Como a eu,
Como me aproximar,
Chegar até você
E fazer com que
Você entenda
O que eu sinto
E minha incapacidade
De falar tanto,
Eu sinto medo,
Eu desisto das coisas,
Eu tento de volta,
E rodo no seu entorno
Com objetivo fixo:
Você fica comigo?
Me interprete bem,
Eu nem sempre
Estou livre
De ouvir o que não quero,
Pensar o que não convém
E achar que sou o assunto
De todo lugar que cruzo,
Mas, eu amo você,
E me sinto capaz
De te proteger,
Eu te livro desse tormento
De ouvir vozes
E obedecer feito um bobo,
Há tantos que se perdem
Por obedecer
E pegarem caminhos
Sem retorno,
Há muitos que lucram
Com esse meio de viver,
Eu estou noutro patamar,
Ouço porque sou obrigado,
Tenho conhecimento
De que este meio de viver existe,
E não lucro com isso
Ou busco meios
De que estes métodos
Continuem a existir,
Eu odeio as vozes,
Mas, eu amo você,
Você fica comigo
Apesar delas fazerem isso?
Entenda, eu odeio
Ser o alvo,
Mas, eu protejo
Você de ser objeto
Nas mãos delas,
E vamos organizar um meio
De que elas sejam eliminadas,
Eu não aguento mais,
E amo você demais.

Problemas

Me dói a cabeça
Discutir tanta coisa,
Me preocupar tanto,
Eu me vejo perdido,
Sem ter em que
Me recostar
E me acalmar.
Por que há tantos problemas,
Resolvo os meus,
Os da família
E outros tantos,
Me canso,
Já não tenho capacidade
De me ver tão forte.
Quero caminhar,
Correr até suar,
Quero resolver,
Não sei como fazer.
Parece que as respostas
Voaram pra tão longe,
E me canso tanto
Que chega a doer,
Deus me dá uma chance
Preciso muito me resolver,
Cadê a garota que amo
Para me abraçar
E envolver,
Não quero me curar
De outra forma,
Preciso da minha garota
Comigo,
Meu Deus,
Tanto problema
Pra quê?

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Engatilhado

Chega um dia
Que você se cansa
De mirar e atirar,
Um dia o braço pesa,
A força cessa,
E quando você puxar
O gatilho
Erra o alvo.
E os tiros
Ficam mais esparsos,
As balas são controladas
E os alvos medidos,
Conta o tic e tac
Do relógio,
O sino dobra
E a arma é engatilhada,
Então, sem por que
O tiro não sai
A mão baixa
Até a perna
E o tiro fica preso,
O dedo sai do gatilho.
Os inimigos precisam diminuir,
Ou você dobra eles
Ou eles te comem,
É assim.
O dedo não ficou
Para estar grudado
No ferro,
Um homem não precisa
Andar municiado
Feito um robô,
Não,
Precisa haver um fim,
O tic e tac
Precisa funcionar
De outra forma,
O sino que embala
Precisa ter calma.
A arma se desvencilha
Da mão,
Dá um descanso
Ao peito que inflama
E ressoa alto,
E não há perdas,
Só risos soltos
Pra sempre.

Meus Pais

Meus pais se separaram,
E depois casaram-se
Com outros cônjuges,
Eu me separei
E escolhi ficar só.
É difícil seguir,
Viver uma vida plena,
Se livrar dos medos
De tão pouco tempo
E que estão
Sempre tão vivos.
Eu já não me entroso
Com meus pais
Da mesma forma,
Em suas casas
Há sempre um estranho
E na minha casa,
Só há eu.
Eu tento construir sonhos,
Buscar minhas verdades,
Não desistir de tudo,
Mas, é tão difícil
Ver meus pais
Tomando novo caminho
Enquanto vou ficando para trás.
Ideias antigas
Me mantém,
Ideias novas
Levam eles,
E já não posso ver,
E vendo não posso estar,
E estando não posso ficar.
Não há mais lugar
Para mim
Onde eu nunca imaginei
Que um dia iria partir.

Ama Seus pais

Se a vontade
De xingar seus pais
For maior
Que sua força interior
Para desistir,
Afaste-se.
Não tarda
E você descobre
Que o errado
Era mesmo você,
Seus pais,
Muito mais velhos
Tem experiência
Que você não tem.
Eles nunca
Te virarão as costas,
Nunca irão te ferir,
Se há algo
Realmente errado,
Presta atenção
E será fácil perceber
Que o erro está
Mesmo em você.
Cala-se,
O calar não fere
Tanto quanto o falar
Confere
Em dor
Posterior.
Ama seus pais,
Eles são seu maior alicerce,
Valoriza seus pais,
Eles são os anjos protetores
Que Deus lhe conferiu
Para dar carinho,
Amor e vida.
Você veio deles,
E eles merecem
Serem
Valorizados e amados
Do mesmo amor
Que eles sempre
Te deram.

Valorize-se

Quando você estiver fraco,
E querer desistir de tudo,
Olhe para o horizonte
E se agarre em qualquer motivo,
Mas, não desista
De você.
Você é a pessoa
Que mais merece
Seu amor,
Sua atenção
E seu respeito,
Valorize-se,
Ame-se.
Quando você estiver fraco,
Haverá socorro,
Espere e busque,
Logo você verá
Que não esteve sozinho,
Foi só questão
De tempo.
A dor acalma,
Mesmo a mais dolorida,
As lágrimas sessam,
E a força
Vem de dentro,
Respire profundamente,
Busquei inspiração
E nunca desista,
Há sempre algo
Que te dê apoio,
Apoie-se,
E não desista.

Gostar

Há a crença
De que todo parente
É amigo,
De que todo vizinho
Te gosta.
Desista destas ideias
E encare a realidade,
Gosta de você
Quem se esforça
Pra te ver bem,
Pra te visitar,
Pra sorrir pra você.
Se desfaça da ideia
De que vínculo sanguíneo
Compreende em amizade,
Não é nada disso,
Vínculos apenas obrigam
Pessoas,
Mas é sua educação
E carinho
Que o mantém.
Ninguém gosta
Porque é parente,
Ou ama porque
É parente,
As vezes,
Por se ver obrigado
A te gostar
É que te odeia,
Entenda isso:
Tios e primos ferem,
Padrastos magoam,
Irmãos falam mal de você
E avós não te visitam.

Destino à ROCAM